Pediatria

Os corações dos pais “apertam” com o choro de um filho. O que dizer então de crianças que, de tão pequenas, mal conseguem sinalizar a origem de uma dor?

Ao lado dessas famílias e, especialmente ao lado desse pequeno paciente, está o Pediatra. Sua missão é oferecer suporte preventivo, de diagnóstico e de tratamento para que crianças e adolescentes cresçam saudáveis e felizes.

Ainda assim, não se assuste: crianças sempre ficarão doentes em algum momento de sua infância. Isso é normal, porque o sistema imunológico ainda está em formação, o que as deixa mais suscetíveis a viroses, gripes, resfriados e infecções.

Um Médico Pediatra acompanha a criança desde a sua infância até o início de sua vida adulta, cuidando dos pacientes tanto no acompanhamento preventivo de doenças e condições, como no tratamento de possíveis enfermidades que possam estar afetando a criança e o adolescente no momento da consulta.

Muitas vezes, em um atendimento de pediatria, a conversa médica acaba sendo conduzida pelos pais, que fazem o relato completo dos sintomas que a criança vem apresentando.

Fique de olho. É preciso levar uma criança para o Pediatra com urgência se ela apresentar sintomas como:

– Febre acima de 39° sem outros sintomas;

– Vômitos incontroláveis, com mais de uma ocorrência de vômito em uma hora;

– Intoxicações por alimentos ou medicações;

– Acidentes como queimaduras, quedas, engasgos e ferimentos profundos;

– Dificuldade de respirar e falta de ar;

– Convulsões e alterações de consciência;

– Traumas na cabeça.

No caso de bebês com menos de três meses, se a criança apresentar febre maior do que 37,8°, sem a presença de outros sintomas, já é necessário levá-la ao médico pediatra para uma avaliação médica.

× Como posso te ajudar?