Psiquiatria

Home / Psiquiatria

Psiquiatria

A Psicologia avalia e trata problemas relacionados a processos mentais, emoções e comportamento das pessoas. Ela se preocupa em descobrir as causas dos problemas, usando como principal ferramenta o conhecimento social, filosófico e comportamental. Aqui, o indivíduo é analisado no contexto em que vive.

A psiquiatria avalia e trata problemas psicológicos focando na parte orgânica, por meio da avaliação fisiológica e química do cérebro. O psiquiatra realiza seu trabalho com base na Medicina e na Farmacologia, objetivando restabelecer o equilíbrio hormonal do cérebro e seu perfeito funcionamento.

A meta do Psiquiatra é, assim, identificar as alterações psicológicas por uma perspectiva médica, tratando-as por meio de medicamentos. Na prática, a psiquiatria se preocupa primeiramente em reduzir os sintomas. Por isso, não investiga o lado social e filosófico, como a Psicologia.

Existem três grandes grupos de tratamento dentro da psiquiatria:

– Tratamento Psicoterápico: aquele feito sem a prescrição de medicamentos;

– Tratamento Farmacológico: aquele feito com medicação psiquiátrica (antidepressivos, ansiolíticos, estabilizadores de humor, antipsicóticos, entre outros);

– Tratamento Combinado: quando é necessário unir os dois anteriores para a melhor eficiência do tratamento.

Qualquer tratamento só inicia após o esclarecimento ao paciente dos objetivos da abordagem, sua duração e custos. Segundo um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos, dentre os transtornos psiquiátricos mais frequentes estão:

 

– Transtornos do Humor: depressões, transtorno distímico, bipolaridade e suicídios;

– Transtornos de Ansiedade: síndrome do pânico, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), transtorno de estresse pós-traumático, ansiedade generalizada, fobia social, agorafobia e outras fobias específicas;

– Transtornos de Alimentação

– Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade;

– Esquizofrenia;

– Doença de Alzheimer;

– Autismo

Todos esses transtornos podem ser tratados a partir da consulta com um psiquiatra e também com o auxílio de psicólogos.

Entre em contato hoje mesmo e agende a sua consulta com nosso corpo de psiquiatras especialistas!

Se inscreva em nossa Newsletter

Receba notícias e soluções saudáveis ​​para seus problemas com nossos especialistas!