Urologia

Home / Urologia

Urologia

O médico Urologista é o responsável por diagnosticar e tratar doenças do sistema urinário, que inclui órgãos, como a bexiga e os rins, e canais, como a uretra e os ureteres. Para problemas desse tipo, tanto homens quanto mulheres devem procurar o profissional.

O Urologista também é habilitado para cuidar do sistema reprodutor masculino, que inclui a próstata, testículo, pênis, vesículas seminais, ductos deferentes e epidídimos. Ademais, esse médico também é responsável por realizar diagnósticos e tratar problemas relacionados às adrenais, também chamadas de glândulas suprarrenais, que produzem hormônios importantes como a adrenalina e o cortisol.

Assim, esse profissional pode atuar em todos os segmentos da urologia ou se qualificar em uma das subdivisões da especialidade. Exemplos desses ramos são:

– Andrologia: em que o profissional cuida exclusivamente do sistema reprodutor masculino, assim como a sua função sexual e hormônios envolvidos;

– Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs): como gonorreia, herpes e sífilis;

– Urologia feminina ou pediátrica: em que o profissional se especializa nos problemas que acometem principalmente essas populações;

– Uroneurologia: em que o médico atua especialmente em casos de doenças urinárias consequentes de distúrbios neurológicos;

– Uro-oncologia: para diagnóstico e tratamento específico de tumores urológicos;

– Transplante renal.

Quais doenças são tratadas por esse médico?

A lista de doenças tratadas pelo Urologista é gigantesca. Entre os problemas que podem acometer tanto homens quanto mulheres em todas as idades estão:

– Infecções urinárias, como a cistite e a pielonefrite;

– Inflamações;

– Tumores benignos ou malignos (câncer);

– Cálculos renais, as famosas pedras no rim;

– Incontinência ou obstrução do fluxo urinário.

Para os homens, o urologista identifica e trata problemas como:

– Infertilidade;

– Ejaculação precoce;

– Impotência sexual;

– DSTs;

– Fimose;

– Curvatura peniana;

– Câncer que acomete o sistema reprodutor masculino.

Que sinais indicam a necessidade de procurar um urologista?

– Dor lombar;

– Dor no abdômen;

– Dor no pênis;

– Dor nos testículos;

– Dificuldade para urinar.

Esses incluem ejaculação precoce, ausência de orgasmo, impotência, perda de libido, dores durante as relações sexuais, corrimentos, sangue no esperma e verrugas penianas, os quais indicam infecções e problemas no sistema reprodutor.

É indispensável procurar um urologista assim que você perceber qualquer um dos sintomas citados acima, porque, assim, é possível evitar agravos e complicações na sua saúde.

Para os homens com mais de 50 anos, no mínimo uma consulta por ano com o médico urologista é indispensável para realizar uma bateria completa de exames preventivos, especialmente quando se trata do câncer de próstata. Com todos os cuidados e com foco sempre em prevenção, a sua saúde ficará em dia!

Se inscreva em nossa Newsletter

Receba notícias e soluções saudáveis ​​para seus problemas com nossos especialistas!